Instituída pela Organização das Nações Unidas e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa, em 2006, a data de hoje, 15 de junho, é o Dia mundial de Conscientização da violência contra a pessoa idosa, criada justamente para o combate a todo tipo de agressão àqueles dos quais devemos ter respeito.
Infelizmente, a violência doméstica contra idosos existe e tem aumentado durante a pandemia da covid-19.
O que caracteriza a violência contra o idoso? São várias as formas, segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, e pode ocorrer por ações ou omissões que venham a causar prejuízos à integridade física e emocional dos idosos.
As formas de violência são: violência física por meio agressões e/ou abandono e negligência nos cuidados básicos de proteção, saúde, higiene e privação de medicamentos; violência sexual; violência econômico-financeira e patrimonial, quando usam de forma imprópria ou sem consentimento os seus recursos, e a violência psicológica, que consiste em desprezo, humilhações, discriminação e agressões verbais, entre outros.
Existem ainda a autoagressão, quando a pessoa idosa ameaça ou agride a si própria, e a autonegligência, quando a pessoa idosa se recusa aos cuidados básicos de saúde e de higiene consigo própria.
Vale ressaltar que o Estatuto do Idoso prevê diversos procedimentos e ações em defesa e proteção a eles.
Em casos de qualquer violência contra idosos, denuncie pelo Disque 100.
Nossos idosos merecem todo o respeito, dignidade e bem estar!
Estamos juntos!