Foi realizado no Rio de Janeiro na quinta (19) e sexta-feira (20) o seminário dos sindicatos do saneamento sobre empresas privadas. A direção do Sintaema declarou que a experiência foi positiva e que as entidades deixam o encontro mais fortalecidas para representar os trabalhadores (as) deste segmento.
Acordos coletivos e unificação das campanhas salariais foram alguns dos temas debatidos. Um piso nacional do saneamento também foi pauta do evento. “A unidade dos sindicatos fortalece a representação da categoria e a luta por dignidade para os trabalhadores (as) das empresas privadas de saneamento. As campanhas salariais unificadas serão um grande passo”, afirmou a direção do Sintaema.
A tendência de privatização das empresas públicas de saneamento soou como um alerta no seminário. “O Sintaema tem enfrentado diariamente essa luta. Em São Paulo a luta contra a privatização da Sabesp é a principal tarefa dos trabalhadores (as) do saneamento no estado. Precisamos estar unidos e preparados para esses ataques aos direitos fundamentais da população”.
O seminário aprovou a publicação de uma carta aberta com as resoluções do seminário e que deverá ser publicada nos próximos dias.